Clique em curtir-nos no facebook

domingo, 10 de junho de 2012

Faça você mesmo queijo caseiro depois me chame para o Fundue


Queijo Caseiro
queijo caseiro
Consegui duas receitas de queijo para você tentar fazer ai na sua casa! Quem sabe até mesmo promovendo Fondue em casa que está na moda com este frio Segue»»»


A 1º Não coloco muita fé porque a coagulação pode não ser perfeita «, pois ela é forçada!

A 2º Já usa um coagulante que pode ser comprado na farmácia ou em lojas especializadas, o que deixa a receita mais garantida!

1º Receita
  
Ingredientes
  • 2 litro(s) de leite
  • 8 colher(es) (sopa) de vinagre branco
  • 1 pitada de bicarbonato
  • Sal a gosto
Modo de preparo

Leve o leite ao fogo até levantar fervura.Acrescente imediatamente o vinagre,1 colher de (sopa) de cada vez.Cozinhe por 3 minutos.

Retire rapidamente o leite do fogo,dessa maneira o queijo se separa do soro.

Se isso não acontecer,volte com a panela ao fogo por 3 a 4 minutos.

Forre um escorredor (de macarrão) com um pano de prato limpo. Torça o pano de prato para eliminar completamente o soro. Reserve o queijo sobre uma tela de algodão seca (o importante é que seja fino),cubra com uma outra tela.

Jogue o bicarbonato e o sal a gosto.

Prensa bem com algo pesado e deixe escorrer o resto do soro para que unifique a massa.

Apoie um prato sobre o queijo,deixe descansar 6 horas na geladeira.

OBS: Não esqueça que o pano de prato e as telas utilizadas devem ser lavadas com sabão neutro,qualquer tipo de perfume comprometerá o sabor do queijo.

Não use leite desnatado pois o resultado não será o mesmo.

2º Receita

Ingredientes 
 
10 litros de leite pasteurizado (em saquinhos), leite tipo "C" ou "B";
5 ml de cloreto de cálcio;
2 ml do Coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres de água filtrada);
1 envelope de Fermento para Queijo Docina;
1 termômetro para laticínios;
2 formas completas para o Queijo Minas Padrão (inclui tampa e dessorador).




Modo de preparo

Dicas:Não utilizar leite " homogeneizado" ou leite de "caixinha", longa vida para fabricar queijos.
Para utilizar leite direto da fazenda, faz necessário a pasteurização deste leite (vide ao final desta receita como pasteurizar em casa o leite).

Como fabricar o Queijo Minas Padrão em casa Depositar o leite pasteurizado na panela e aquecer até atingir a temperatura de 36ºC (utilize o termômetro para medir a temperatura).

aquecendo leite na receita de queijoDesligar a chama e fazer a adição dos ingredientes (cloreto de cálcio, Fermento para Minas Padrão e coagulante Quimase), distribuindo de forma uniforme sobre o leite e mexendo por alguns segundos após cada adição (o Coagulante Quimase deve ser sempre o último ingrediente a ser adicionado).

Após a adição do Coagulante, deixar o leite em repouso por um período de 30 a 40 minutos, verificando se ocorreu a formação de uma coalhada lisa, firme e compacta (observe se a mesma começou a se desgrudar da panela; este é um sinal do ponto para se cortar a coalhada).
cortando massa coagulada de queijoCom o auxílio da faca, faça cortes paralelos e cruzados pela extensão da panela, numa distância de uns três centímetros entre um e outro corte.

Após o corte, deixe em repouso por 5 minutos (observe a formação de um soro com tonalidade esverdeada, isto é um bom sinal de que tudo está correndo bem).

receita-minas-padrao 1Após o repouso, inicie a mexedura, com movimentos circulares e lentos, por toda extensão e profundidade da panela. À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo expulso de seu interior e a massa vai ficando mais rígida.
  

O ponto da massa do queijoO ponto do queijo ocorre após 45 minutos contados a partir do momento do corte, com os grãos apresentando certa firmeza.

forma queijo minas padraoApós o ponto retirar cerca da metade do soro e adicionar 20 gramas de sal refinado sobre a massa (misturar com as mãos) e deixar a massa "assentar" no fundo da panela, formando um bloco único.
A massa deverá então ser enformada, nas formas revestidas com o dessorador, tampadas e finalmente prensadas.

Como prensar o queijo em casaAs formas podem ser colocadas umas sobre as outras e sobre a primeira (de cima para baixo), coloca-se um peso de um saquinho de sal ou outro tipo de peso que tenha em casa (ideal o peso de pelo menos 5 vezes o peso do queijo). Deixar por um período de 1 hora e meia.

como prensar queijosDepois de corridos este tempo, retira-se os queijos da forma, virando-os (ponta à cabeça) e deixando por mais 1 hora.
Após a prensagem, desenformam-se os queijos, retira-se possíveis rebarbas de massa com uma faca e novamente prensa-se sem o dessorador, por um período de 30 minutos. Após este período, deixa-se os queijos em local fresco e arejado com as formas.

Como pasteurizar o leite cru para fabricação de queijo?Sempre utilize o leite de animais sadios e que não estejam em tratamento com algum tipo de antibiótico.
O leite deve ser coado e aquecido até atingir a temperatura de 65ºC que deverá ser mantida por 20 minutos (utilize o termômetro para medir a temperatura e mexa lentamente para distribuir uniformemente o calor). Depois de 20 minutos, resfrie para a temperatura de adição do coalho (normalmente na faixa de 36 a 38ºC).
Esta metodologia deve ser aplicada somente para a fabricação de queijos.

Outras informações:Como curar o Queijo Minas Padrão? Curar o queijo significa "evelhecê-lo" de maneira que suas caracteristicas de sabor, textura e aroma fiquem mais pronunciadas. À medida que o queijo vai curando, este perde umidade, conseqüentemente forma "casca" e amarela.
Para curar o queijo, basta deixá-lo em um local fresco e arejado por alguns dias, tomando o cuidado de virá-lo todos os dias. Para um Queijo Minas este deve curar no mínimo 15 dias.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Pantufa's Pop reserva-se o direito de remover comentários que contenham frases, palavrões, caracteres que sejam ofensivos e que estão em desacordo com o propósito do blog. O autor do comentário deve colocar seu nome e sobrenome para comentar.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...