Clique em curtir-nos no facebook

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O impressionante Chand Baori




Chand Baori é um dos poços da aldeia Abhaneri, localizado 95 km a partir de Jaipur, estado indianode Rajasthan.


Em uma remota vila do Rajastão, a caminho de Agra, na Índia se esconde o impressionante
Chand Baori, uma construção inacreditavelmente geométrica, com 11 níveis de escadas e com uma profundidade de 20 metros. Esse tipo de construção serviu, na época, como reservatório de água.

O Rajastão é o maior Estado da Índia em área. A capital é Jaipur e as línguas oficiais são o hindi e o rajastani. Boa parte (cerca de três quintos) do Estado é coberta por terras desérticas, nomeadamente o Deserto de Thar.

Além de uma fronteira com o Paquistão a oeste, noroeste e norte, o Rajastão tem limites com os Estados do Punjab a norte, Haryana e Uttar Pradesh a nordeste, Madhya Pradesh a sudeste e Gujarate a sudoeste. Algumas das principais cidades do Estado são Ajmer, Bikaner, Jodhpur e Kota.


Estes tipos de poços que parecem uma pirâmide inversa, eram populares na Índia para evitar a evaporação da água em dias quentes.


Ele está localizado em frente ao templo de Mata Harshat (dedicado à deusa da fortuna e felicidade), que pode ser um indicativo de sua ligação religiosa com a igreja no passado.


É um dos poços mais profundos da Índia. Foi construído no século IX e é composto por 3.500 degraus estreitos, 13 andares e tem uma profundidade de cerca de 30 m.


Vãos de escada , também conhecido como Kalyani, Pushkarani, Bawdi, Baoli, Barav, ou Vaav; são poços ou tanques nos quais a água pode ser alcançada por meio de um conjunto de etapas.


Mais comum no oeste da Índia, eles também podem ser encontradas em regiões áridas do Paquistão. Podem ser cobertos e protegidos e muitas vezes são de importância arquitetônica.


A diferença básica entre vãos de escada e tanques ou poços é que vãos de escada são mais fáceis para as pessoas a atingir o lençol freático.


Servem também para outros fins, como um alívio para o calor durante o dia e como um lugar para reuniões sociais e cerimónias religiosas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Pantufa's Pop reserva-se o direito de remover comentários que contenham frases, palavrões, caracteres que sejam ofensivos e que estão em desacordo com o propósito do blog. O autor do comentário deve colocar seu nome e sobrenome para comentar.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...