Clique em curtir-nos no facebook

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Chegando a hora de comprar na Black Friday Brasil edição 2013


 Black Friday Brasil
 Black Friday Brasil
Acontece nesta próxima sexta-feira dia 29 de Novembro de 2013 a terceira edição da Black Friday Brasil! Como no Brasil tem seu propio Black Friday pode-se chamar Sexta feira Negra!

Mais você já está ciente o que é isso e como você pode-se beneficiar, uma vez que a maioria das pessoas já ai ter no bolso seu décimo terceiro salário?


A sexta-feira negra é a tradução ao pé da letra do termo Black Friday, que designa o dia em que grandes varejistas norte-americanos fazem promoções inacreditáveis nos produtos, todos com os maiores descontos vistos no decorrer do ano.

No Brasil, podemos chamar de Black Friday Brasil ou simplesmente sexta-feira negra, já que o país tem a sua própria versão do evento comercial desde 2010, ano em que o conceito de Black Friday foi popularizado pelo portal Busca Descontos.

 Nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de Novembro após o feriado de Ação de Graças.

Black Friday Summit

Grandes empresas do e-commerce, como Netshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana se reuniram em São Paulo, para o evento que orienta e discute a preparação de todos os setores envolvidos no Black Friday, ação promocional com foco em descontos que esse ano acontece no dia 29 de novembro. Não existe site oficial do Black Friday no Brasil, nem nos Estados Unidos. A expectativa entre os varejistas e organizadores do Black Friday é de que a edição de 2013 supere o recorde estabelecido no ano passado. Em 2012, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online do Black Friday somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011, quando a ação aconteceu pela segunda vez no Brasil. 

Black Friday no Brasil

O Black Friday chegou ao Brasil em 2010, por iniciativa de uma empresa especializada em busca de descontos. O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

Os descontos oferecidos no Brasil foram mais modestos que os americanos, chegando a 40% em produtos de diferentes categorias. Assim como nos Estados Unidos, também acontece anualmente na quarta sexta-feira de novembro. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil. O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais e foi a primeira vez que lojas de decoração participam do evento. As empresas Extra, Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Wal-Mart, Saraiva e Fast Shop também foram notificadas pelo Procon por indícios de maquiagem nos descontos.



Black Friday
Black Friday


Furadas com a Black Friday no Brasil


Black Friday
Cuidados ao Comprar na Black Fiday
 É preciso, contudo, ter cuidado na hora de fechar a sua compra na internet.

E uma das ferramentas que podem ajudá-lo a não cair em roubadas é a lista de sites a evitar, produzida pelo Procon-SP. Atualizada neste mês, a relação saltou de 275 lojas virtuais registradas em abril para 325 neste final de ano. [Veja lista completa aqui]

EXAME.com fez uma breve pesquisa e constatou que a maioria dos sites está fora do ar. Outros, contudo, seguem em pleno funcionamento e oferecem produtos eletrônicos, como smartphones e tablets, a preços bem abaixo do praticado no mercado. Há até quem ofereça o iPhone 5s, novo topo de linha da Apple, por apenas 2,4 mil reais. No entanto, o preço do aparelho tem girado em torno de 2,7 mil reais.
De acordo com a entidade de proteção ao consumidor, os estabelecimentos listados tiveram reclamações registradas no Procon, foram notificados, mas não responderam ou nem sequer foram encontrados.

Ainda segundo o órgão, a maioria das queixas tem como fundamento irregularidades na prática do comércio eletrônico como, por exemplo, falta de entrega do produto. Esta lista é produzida desde 2011 e é atualizada periodicamente pelo Procon-SP.

Denuncie uma oferta falsa ou irregular durante a Black Friday Brasil

Veja no tutorial abaixo denunciar uma oferta falsa ou irregular em lojas participantes.
Há três formas de fazer uma denúncia: via site oficial do Black Friday, direto no link da loja anunciante no Black Friday ou diretamente no site reclameaqui.com.br/blackfriday; veja.
Passo 1. Clique no botão "Reclame" localizado no menu superior do site blackfriday.com.br ou nos banners espalhados pelos sites das lojas credenciadas antes mesmo de fazer uma compra. Você será direcionado à página do Reclame Aqui exclusiva da Black Friday;
Até mesmo antes de começar a comprar, clique no link 'Reclame' localizado na página principal da Black Friday (Foto: Divulgação) (Foto: Até mesmo antes de começar a comprar, clique no link 'Reclame' localizado na página principal da Black Friday (Foto: Divulgação))
Até mesmo antes de começar a comprar, clique no link 'Reclame' localizado na página principal 
da Black Friday


Passo 2. Pesquise a reputação das lojas onde deseja realizar suas compras. A página reúne uma lista de todos os sites com uma legenda que indica a reputação da empresa, assim você poderá escolher não só a que tem o melhor preço, mas também a mais confiável;

É importante pesquisar a reputação das lojas antes de efetuar compras  (Foto: Reprodução/Busca Descontos)                     
  É importante pesquisar a reputação das lojas antes de efetuar compras 

Passo 3. Caso seja necessário, você pode solicitar suporte direto da loja desejada por telefone ou chat, clicando no ícone correspondente, conforme imagem abaixo;

Para falar por chat ou telefone com os sites de e-commerce de sua preferência, basta clicar nos ícones correspondentes na página do Reclame Aqui da Black Friday (Foto: Reprodução) (Foto: Para falar por chat ou telefone com os sites de e-commerce de sua preferência, basta clicar nos ícones correspondentes na página do Reclame Aqui da Black Friday (Foto: Reprodução))
       Para falar por chat ou telefone com os sites de e-commerce de sua preferência, basta 
           clicar nos ícones correspondentes na página do Reclame Aqui da Black Friday 

Passo 4. Se você encontrar problemas ou se sentir prejudicado, clique no primeiro ícone da lista, por onde é possível registrar uma denúncia formal contra o site ou oferta irregular.

Sempre que necessário, você pode registrar uma reclamação clicando no ícone marcado (Foto: Reprodução) (Foto: Sempre que necessário, você pode registrar uma reclamação clicando no ícone marcado (Foto: Reprodução))             
 Sempre que necessário, você pode registrar uma reclamação clicando no ícone marcado



BOAS COMPRAS!!!! 

1 comentário:

O Pantufa's Pop reserva-se o direito de remover comentários que contenham frases, palavrões, caracteres que sejam ofensivos e que estão em desacordo com o propósito do blog. O autor do comentário deve colocar seu nome e sobrenome para comentar.

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...